terça-feira, 22 de setembro de 2009

Desenvolvendo Habilidades Sociais em Adolescentes

É comum em nosso país a crença de que o Brasil não produz conhecimento. Crença equivocada e preconceituosa, que indica o ainda prevalente europocentrismo com “pitadas” de americanismo. A produção de conhecimento no Brasil é constante, forte e invejável. Outro problema mostra-se grave e talvez seja o causador da continuidade do pensamento equivocado supracitado. Esse refere-se à dificuldade de publicação já que nesta fase é que são conhecidas as produções, mesmo depois se saber que há algo acontecendo. É através de textos científicos que o reconhecimento do que foi realizado ocorre. Sem publicação nada existe de fato.

Acredito que as dificuldades que o português, enquanto língua, carrega e a cultura brasileira que supervaloriza o texto falado sejam coresponsáveis pelas dificuldades em publicar trabalhos científicos.

Sheila G. Murta ultrapassa essa suposta dificuldade e demonstra o quanto está implicada em fazer conhecer o trabalho que desenvolve e no qual acredita.
Seu livro Programa de Habilidades de Vida para Adolescentes: um manual para aplicação é um documento que os profissionais de prevenção dispõem para pronto uso. A introdução e segundo capítulo intitulado O processo de implementação do programa: cuidando para o programa dar certo apresentam a população que pode ser beneficiada pela proposta, os doenças e/ou transtornos que podem ser prevenidos e tratados através da aplicação, a justificativa para se trabalhar as habilidades de vida com adolescentes e jovens, o cuidado que o profissional deve ter para realizar o programa com efetividade e baixa frustração.

Com objetivo de expandir o conhecimento e presentear as pessoas que trabalham com jovens, a autora baseia sua proposta na Psicologia Positiva, na Teoria da Aprendizagem Social e no conceito de resiliência.

Um dos destaques que podemos aqui fazer é a lista de “habilidades sociais educativas” que o facilitador deve ter para obter sucesso na empreitada proposta. A lista não é simples, mas explicada ponto a ponto mostrando o que significa cada item e porque ele é importante para a realização do trabalho.

O livro de Murta apresenta um total de dezesseis encontros pormenorizadamente preparados para aplicação nos quais se trabalha habilidades sociais como identificação de habilidades pessoais; conscientização de auto-críticas; assertividade; uso dos próprios recursos para solução de problemas reais; administração de estresse; escuta empática; fazer amizades.

A Psicologia Preventiva nos ensina que habilidades sociais e redes sociais são elementos promotores de saúde psíquica e física que provocam a saúde social. Ao pensarmos nas comunidades carentes que se encontram fragilizadas pelos mais diversos motivos, este manual proposto por Murta pode ser considerado como um instrumento promotor de saúde comunitária (ou grupal) já que promove o ensino e treino de habilidades sociais que poderão formar redes sociais efetivas.

O livro tem como segundo subtítulo um resumo de seu conteúdo. Nele é possível perceber a abrangência de possíveis aplicadores, contextos, níveis sociais e efeitos benéficos:
“Um livro para profissionais de saúde, educação e assistência social usarem na comunidade para prevenir problemas emocionais e comportamentais entre adolescentes.”

A psicóloga Sheila Murta apresenta nesta obra sua face prática. É exemplo de profissional que publica pelo benefício que pode trazer a comunidade acadêmica e profissional prática, tendo em vista que a publicação é uma fase da pesquisa científica. Também é uma amostra de que a crença na baixa produção científica brasileira deve ser colocada de lado.

Murta, S.G. (2008). Programa de Habilidades de Vida para Adolescentes: um Manual para Aplicação. Goiânia: Porã Cultural.

4 comentários:

  1. Estou escrevendo sobre assuntos afins.
    Confira em
    http://purgly.blogspot.com sobre desenvolver o social.
    http://universotrade.blogspot.com sobre a Fraternidade Cristiana.
    http://mastersuno.blogspot.com sobre ambiente e comportamento.
    http://konektigi.blogspot.com sobre renda e novas competências.
    http://drbachflower.blogspot.com sobre fortalecer a saúde.
    http://biometrio.blogspot.com sobre auto conhecimento e conhecer o próprio corpo.
    Fique à vontade em conferir.
    Um abraço e votos de sucesso,
    Jorge Purgly
    meu mapa social em http://xeesm.com/JorgePurgly

    ResponderExcluir
  2. O tema desenvolvendo habilidades sociais em adolescentes e muito importante e pertinente na medida em que infelizmente, a tendencia dos adolescentes hoje em dia e de tornarem-se menos sociais.

    ResponderExcluir
  3. Trabalho com imigrantes brasileiros e tambem americanos em uma escola perto de Boston. Gostaria de adquirir o livro da colega Sheila Murta, pois acredito ser um tema da maior importancia para a melhoria do desempenho escolar dos nossos estudantes. Varias iniciativas aqui nos Estados Unidos ja se provaram efetivas - todas elas baseadas no treinamento intensivo do professor. Isso multiplica muito a nossa capacidade de atingir todos os alunos. Gostaria de trocar experiencias com colegas no Brasil desenvolvendo trabalho semelhante. Obridada, Dra. Luciana Glazier lglazier@framingham.k12.ma.us

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe onde encontro este livro para vender?

    ResponderExcluir

Sua mensagem ajudará a melhorar este sítio e nosso desempenho profissional.
Grata por comentar!