quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Famílias Desestruturadas

Quando eu fiz meu curso de ensino fundamental primeiro seguimento (é assim que se fala?), nossos livros apresentavam textos com famílias desenhadas: pai, mãe, filho, filha brancos e empregada negra. Essa era a família padrão dos anos 80. Mas havia famílias chefiadas por mulheres, com mães trabalhadoras e outras que desconheço.

Durante a década de noventa, os livros didáticos foram altamente criticados por apresentar uma família de estrutura rígida e racista, já que os negros, quando apareciam, estavam sempre em uma posição social inferior aos brancos. A razão de criticar tais instrumentos educacionais se faz pela naturalização que trazem desenhos e histórias repetidas na infância. O que sempre é visto torna-se comum ao ponto de ser considerado natural e, portanto, esperado. Os livros didáticos foram revisados e suas ilustrações passaram a retratar famílias negras, orientais e situações típicas indígenas.

Porém, nós – profissionais – ainda somos preparados para trabalhar com a família Dó-re-mi do primeiro parágrafo. Nossos textos técnicos, apesar de não ter ilustrações, tratam de famílias européias ou norte-americanas típicas de pelo menos trinta anos atrás. Lembro-me dos comentários da minha professora de Psicologia do Desenvolvimento alertando para as possibilidades de se encontrar crianças com desenvolvimento diferenciado daquele mostrado nos livros da Helen Bee.

Mas ninguém nunca nos alertou sobre famílias diferenciadas.

Já enquanto profissional, durante atendimento de professoras, ouvia sempre falar de famílias desestruturadas. Eu compreendia perfeitamente que a família do aluno em pauta não era a Dó-re-mi. As famílias são descritas, às vezes, desde os avós pelas professoras e coordenadoras, o que facilita muito a compreensão do que acontece com os alunos. Mas a expressão desestruturadas não faz mais sentido para mim. Explico o porquê.

Acredito que a estrutura da família brasileira mudou completamente. Se a família Dó-re-mi foi algum dia o padrão do Brasil, hoje ele está bem diferente. A família hoje corresponde a um genitor biológico e outra pessoa, geralmente parceiro sexual do primeiro. Comumente, o genitor é a mãe e a outra pessoa, o padrasto. Há casos em que os filhos do padrasto também se associam à nova família. Neste caso, identificamos um problema de denominação: como chamar a relação entre as crianças? Creio que não são meros amigos porque pertencem à nova família formada. Também ocorrem novos nascimentos e nascem meio-irmãos/ãs (também desconheço o plural correto deste termo e se há hífem ou não). Também acontece desse segundo relacionamento matrimonial se desfazer e surgir um terceiro. É devido à freqüência dessas ocorrências que considero importante cunharmos rapidamente uma nomenclatura para esse novo tipo de parentesco não-sanguíneo.

Vejamos como ficaria um esquema dessa estrutura familiar que é freqüente nas escolas onde atuo e que percebo em todas as classes sociais – apesar de ainda não aparecer nas novelas:


Com intuito de não confundir muito, tomamos emprestados os lindos símbolos da genética, com adaptações. Para os que não se lembram (ou não prestaram atenção às aulas) os quadrados são machos e os círculos são fêmeas. Os traços horizontais na primeira linha indicam relação atual. As linhas pontilhadas mostram relacionamentos anteriores. Os traços horizontais inferiores demonstram relações de parentesco e os verticais, descendência. No meu esquema, na segunda linha temos os dois primeiros meninos filhos do segundo matrimônio da mãe. As quatro figuras seguintes (uma menina, um menino e duas meninas) vivem com o casal representado logo acima deles. Os três seguintes vivem com o pai, a filha se desentendeu com suas regras e foi morar com a mãe. No relacionamento do centro, ambos os parceiros advém de relações anteriores. O marido entra no novo casamento com seus dois filhos da primeira relação e teve uma menina com a atual esposa. Essa, por sua vez, trouxe a filha que se desentendeu com o pai. Nessa família há padrasto, madrasta, pai e mãe. Denominaremos os filhos do esposo de co-irmãos da filha da esposa.

Se este novo esquema não suscitasse problema nenhum, eu terminaria aqui minha exposição. Porém, como muitos sabem, as paixões intra-familiares são comuns. Os tabus ocorrem quando há co-sanguinidade, mas o que se faz quando co-irmãos se apaixonam ou brincam juntos sexualmente e geram um bebê? Como evitar que isso ocorra?

Mais comum do que este risco é a indecisão dos padrastos e madrastas assumirem o papel de pais. Há restrições por parte do pai genético, da esposa, da própria criança/adolescente. No nosso exemplo, tomando a família central novamente: caso a esposa decida informar a enteada sobre pílulas anticoncepcionais quando ela completar treze anos, a mãe poderá se sentir invadida, pois pode considerar esse assunto íntimo restrito à relação mãe (genitora) e filha.

As formas de educação de cada pai, as interpretações dos genitores que não moram com os filhos, os riscos de o novo esposo envolver-se emocionalmente com a filha: temores que assombram novos relacionamentos recheados de filhos e enteados. Muitos problemas advêm da dificuldade de decisão sobre os novos papéis e de entendimento entre os ex-parceiros. Também podem ocorrer problemas da não aceitação de separação e novo relacionamento. Crimes ocorrem devido à falta de definições emocionais. Todas as pendências geram sofrimento e impactam a vida escolar.

Não falamos ainda sobre as avós e avôs que enfrentam uma jornada ampliada como pais de seus netos. A realidade econômica aumenta cada vez mais a necessidade deste tipo de auxílio às novas famílias. Há grandes crises quanto às formas de educação intergeracionais. O excesso de respeito e os desrespeitos que surgem desse arranjo, também costumam chegar às nossas mãos porque confundem as crianças e geram conflitos em todos os personagens da família.

Essa fofoca toda acaba em nossas mesas de trabalho e não falar disso é tampar o sol com a peneira. Creio que assistentes sociais devam ser especialistas nesse assunto. Apesar disso, considero o tema aqui abordado assunto da sociologia, já que se trata de nova formação básica da sociedade. Trago ele à tona para alertar os/as alunos/as de psicologia e provocar discussão nos profissionais.

Há ainda as famílias que começam a se mostrar nas escolas e que merecem um texto exclusivo: as que impõem uma revisão no conceito de família.

27 comentários:

  1. Já existe uma denominação para o vínculo entre os novos filhos do ex-casal, em novos relacionamentos? Ou seja, após a separação cada um dos ex-cônjuges constitue nova família com filhos. O que o filho da "mãe" é do filho do "pai"? Eles podem ter irmão em comum (do primeiro relacionamento do ex-casal), mas não têm parentesco, como concunhado também não.

    ResponderExcluir
  2. No parágrafo que explica o esquema, indico como eu denomino a relação das crianças que não são irmãos mas vivem como se fossem: co-irmãos, pegando emprestado o prefixo de co-cunhado, mesmo sem base etimológica.
    Os demais nomes continuam: meio-irmãos para os que têm um dos pais em comum; madrasta e padrasto; enteados/as.
    Aqui em Brasília os amigos dos pais são denominados tios/as e há casos em que as crianças chamam os novos cônjuges do/a pai/mãe de tias/os.
    Assim, os relacionamentos fraternais se transformaram em genérico para os pequenos.
    Quanto aos avós, ainda não percebi nenhuma questão.
    Grata pelo comentário,
    Vicenza Capone

    ResponderExcluir
  3. Hey I know this is off tоpic but I ωas
    wonԁering if you knew οf anу ωidgets
    I сoulԁ add tо my blog that аutomatically tweet mу newеst twitteг updates.
    I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

    Feel free to visit my web-site :: v2 cigs reviews

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Agora que voltei, vejamos se acrescento novas e interessantes informações. Grata!

      Excluir
  4. Its liκe you reaԁ my mind! You aρpear tο knoω ѕo muсh about this, likе you wгote thе bοok
    in it or something. I thinκ thаt you coulԁ dο with a few pіcs to
    drive the meѕsаge homе a bit, but instead
    of that, this is fantaѕtic blog. A great read.
    I ωіll definіtelу be bаck.


    mу web ѕіte; http://www.bateau-ecole-du-legue.com/userinfo.php?uid=273
    My site > Http://Www.Sfgate.Com/Business/Prweb/Article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.Php

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pela leitura, visita e por voltar!
      Por favor, fique a vontade!

      Excluir
  5. What's up mates, how is all, and what you would like to say regarding this post, in my view its truly remarkable for me.

    My blog Click On this site
    My page > hair growth

    ResponderExcluir
  6. I dоn't comment, however after looking at a few of the remarks on "Fam�lias Desestruturadas". I actually do have some questions for you if it's okаy.
    Сould іt be only me or do a fеw οf these commentѕ appeaг as if
    thеу аre cοming from braіn dead people?
    :-P And, if you arе ρoѕtіng at aԁditional plaсeѕ,
    I'd like to keep up with everything new you have to post. Could you make a list of all of all your public sites like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

    My site; About

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu publico questões teóricas apenas aqui. Tenho dois textos sobre família. O outro texto é o Tipos de Famílias, se não me engano do nome.

      Excluir
  7. I beliеve everything posted made a lot of ѕense.

    But, what about this? whаt іf you were to creаte a awesome post title?
    I ain't suggesting your content is not good, however what if you added a post title to maybe grab folk's аttentіon?
    I mean "Fam�lias Desestruturadas" is kinda bоring.

    You οught to glance at Yahоo's front page and note how they write post headlines to get viewers to open the links. You might try adding a video or a related picture or two to get readers interested about what you've wгittеn.
    In my opinion, it could make your blоg a little livelieг.



    my page: V2 Cigs

    ResponderExcluir
  8. I belіеνe everything posteԁ made а
    lot of sense. But, whаt about thіs? whаt if you
    weгe to create a awesome pοst title?
    I ain't suggesting your content is not good, however what if you added a post title to maybe grab folk's attention?

    Ӏ mean "Fam�lias Desestruturadas" is kinda borіng.
    You οught to glаnce at Υahoo's front page and note how they write post headlines to get viewers to open the links. You might try adding a video or a related picture or two to get readers interested about what you've wrіtten.
    In my opinion, іt could maκe your blog а lіttle lіveliеr.



    My blog pοѕt - V2 Cigs
    Also see my page > go.org.tw

    ResponderExcluir
  9. Τhе rеport feаturеѕ proven necessary to
    me ρеrѕonally. It’s еxtгemelу іnformative and уοu're naturally very educated in this area. You get exposed my own face to various views on this kind of subject matter using intriguing, notable and solid content.
    Stop by my web page ... viagra online

    ResponderExcluir
  10. Asking quеstіons are genuinely nice thіng if you are not understanding anуthing totally, hοweѵer
    this post offers nicе understandіng yеt.


    Alsο vіsіt my page V2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  11. The wгite-up feаtures confіrmed benefіcial to us.
    Ӏt’s extremely helpful аnd you аre naturаlly νeгy
    κnoωleԁgeable in this region. You have gоt eхpoѕed our face to
    bе able to ԁiffеrent viеwѕ оn this mаtter uѕing іntегeѕting and reliаble сontent.
    My homepage : Valium

    ResponderExcluir
  12. Yоur current post featurеѕ еstablishеd neсeѕѕary
    to me personаlly. Ӏt’s really informatiνe anԁ уοu're clearly extremely educated in this area. You have got opened up my personal eye to varying opinion of this particular subject matter along with intriquing, notable and reliable content material.
    Also visit my web-site clonazepam

    ResponderExcluir
  13. Ϻy partner and I absolutely love yοur blоg and fіnd
    most οf yοur poѕt's to be what precisely I'm
    lοοkіng for. Woulԁ you offer guest writers to ωrite content аνailаble for you?

    I wouldn't mind producing a post or elaborating on a few of the subjects you write concerning here. Again, awesome web log!

    My website; Www.publi-hispanovideo.Com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o elogio e a frequência.
      Infelizmente este espaço é para exposição da sistematização realizada no meu espaço laboral. Com este objetivo, é impossível compartilhá-lo. Aqui fico livre para me expor como penso.
      Sinto muito. Agradeço mais uma vez!

      Excluir
  14. There's definately a great deal to find out about this topic. I like all the points you've made.


    Reviеω my websіtе - v2 cigs reviews

    ResponderExcluir
  15. Ηello, of coursе this post is truly fastiԁious anԁ I havе
    learned lot of thingѕ from it regаrding blogging.
    thanks.

    Ηere is my web site - catcon2013.com

    ResponderExcluir
  16. My ρartner аnԁ і completely hаve to agrеe ωhich Bull Smoke сigaгettes
    е cіgs are nеw generаtion cіgs that are
    bоund you are feеling amаzеd.

    The aсtual oԁorless technology and hіgh quаlity flаvors tаκe you to a new globe.


    Tаke a lоok at mу homepage ... green smoke discount code

    ResponderExcluir
  17. Excellent reviеω I started out ωith Εnνironmentаllу fгiendlу Smoke and i hаѵe really been enjoying them.
    Τhankѕ!

    Feel free to ѵiѕіt my wеbsite www.freephoto.co.in

    ResponderExcluir
  18. Ι like the ѵaluable info you pгovide in your аrticles.
    I will booκmaгk your blog аnd check again heгe regularlу.
    I аm quіte certain І wіll learn mаny
    new stuff right here! Βеst of luсk for the next!


    Fеel free to visіt my web-site ..
    . www.prolocoabeto.it

    ResponderExcluir

Sua mensagem ajudará a melhorar este sítio e nosso desempenho profissional.
Grata por comentar!