domingo, 30 de agosto de 2009

Dificuldades de publicação e conhecimentos insabidos

A partir de algumas leituras e do nosso objetivo primeiro em criar este blog faz-se cada vez mais clara a necessidade que temos de produção científica e quais são as principais dificuldades para tal em nosso país.

Em primeiro lugar percebo a dificuldade que o idioma português impõe perceptível inclusive em nível oral. De modo particular a produção científica se faz a partir da experiência de professores universitários e não de profissionais da área. Este último corpo de profissionais tem em sua vivência diária a necessidade de resolver os problemas que surgem da realidade, de questões emergentes e que urgem solução. Desta situação surgem dois problemas que por isto mesmo são interligados: a literatura científica mostra-se deficitária para o profissional fim, posto a distância entre a realidade e o elaborador da teoria. A segunda questão é a desorganização ou não prioridade de tempo para publicar as experiências pelos profissionais em atuação fora da universidade. Há também, e é bastante impactante, a dificuldade que surge ao se publicar com termos científicos. As regras mudam de modo que os práticos não os acompanham e seus artigos, quando escritos, são barrados pelos editores de revistas.

Em psicologia escolar isto me parece bastante verdadeiro e pungente porque psicólogos são seres solitários em sua atuação. Muitas vezes não percebem que executam um bom trabalho e que ele pode auxiliar colegas. Quando buscam ajuda na literatura especializada não encontram respostas, mas cobranças e indicações que não casam com suas questões.

Muitas questões que tenho na minha atuação estão sendo respondidas na Psicologia Preventiva. Alerto para o fato de que em minha postagem Conhecimentos de Psicologia usados em Psicologia Escolar esta área do conhecimento sequer foi citada, dada a minha ignorância pela referida seção. Não tenho nenhum receio em informar como tomei conhecimento desta grande falha em minha formação profissional principalmente porque ela ainda se mostra claramente na academia. Busquei conhecimentos de Psicologia Comunitária na minha instituição de origem, a Universidade de Brasília. É justo acrescentar que nosso curso é indicado como um dos melhores do país por seguidos anos. Como não havia oferta deste curso resolvi me inscrever em outro em que minha formação também falhara: Psicologia Preventiva e Higiene Mental. Esta matéria existe no currículo desde antes da minha formação, mas pouco valorizada, não me lembro de ter sido oferecida enquanto eu lá estudava.

Pois está sendo uma grata surpresa que os conhecimentos de que necessito em minha atuação na escola estão sendo respondidos e minhas atuações sem respaldo estão sendo embasadas cientificamente com grande êxito.

Aqui faço meu apelo para as/os profissionais da nossa área buscarem informações de Psicologia Preventiva. Talvez encontrem respostas úteis mais do que nos livros de Psicologia Escolar. Também indico para as professoras de Psicologia Escolar que incluam leituras desta área em seus cursos para alertar os futuros profissionais sobre auxílios bem-vindos e frutíferos.

Como ainda estou estudando, não me permito escrever sobre a área ainda. Mas este blog ainda será recheado com conhecimentos de Psicologia Preventiva. Enquanto me preparo, não poderia deixar de me furtar à informação principal: a de que o conhecimento existe e está disponível sob um nome no mínimo suspeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem ajudará a melhorar este sítio e nosso desempenho profissional.
Grata por comentar!