quarta-feira, 18 de maio de 2011

Livros lidos em 2011

Neste ano tenho escrito pouco e lido menos ainda.

A ciência da mente: a psicologia à procura do objeto - Luiz Pasquali
Nosso venerável professor tem como objetivo neste livro indicar como objeto da psicologia a mente. Pasquali é psicólogo, pedagogo, teólogo e filósofo. Nesta obra, ele apresenta-nos o desenvolvimento da matéria até o seu dito ápice: a mente humana. Faz isso com maestria, simplicidade e objetividade até o ponto em que chega na mente. A partir de sua posição sobre este objeto de estudo, Pasquali apresenta sua teoria da personalidade e finaliza seu livro com uma animada conversa sobre o que diríamos ser a mente suprema.

Passageiros do outono: reflexões sobre a velhice - Márcia Tolotti
Esta psicanalista e psicóloga apresenta sua dissertação de mestrado. Realiza um paralelo entre as falas de dez idosos e três obras literárias estudando-os conforme as categorias "contradições sobre o olhar social sobre a velhice"; o envelhecimento, reconhecimento e negação"; o valor do trabalho para o idoso, afastamento e substituição"; "o sujeito diante da morte". Pareceu-me bastante superficial e pouco profícuo.]

Cobras em compota - Índigo
A jornalista Índigo escreve desde os treze anos de idade. Seu estilo é único, jocoso e ágil. Um texto inteligente, sobre fatos e imaginações cotidianas, para divertir e incentivar a leitura. Ganhador do concurso Literatura para todos na área de contos do Ministério da Educação. Dessa vez os servidores do ministério acertaram!

Viagem solitária: memórias de um transexual trianta anos depois - João W. Nery
João nasceu Joana. Sempre foi um homem aprisionado em um corpo feminino. Este livro nos mostra o drama vivido por uma pessoa que não se reconhece no corpo que carrega. Confesso que durante toda a leitura tentei me colocar no lugar do protagonista - coisa fácil para mim, psicóloga, trabalhamos com empatia - mas em momento algum consegui. Minha vivência com meu corpo é mais do que tranquila, além de ser feliz com o corpo que ganhei, ele está na moda. Leitura pungente, Viagem solitária é um livro que mostra as dificuldades impensáveis pelas quais passa um transsexual. Somente distantes podemos julgar qualquer ação dessas pessoas em relação ao seu próprio corpo. Leitura importante para repensarmos atendimentos de professores e pais a respeito da orientação sexual de seus aluna/os e filho/as.

A insustentável leveza do ser - Milan Kundera
Este livro, ao contrário do que pode parecer pelo sucesso do filme nele inspirado, não dispensa comentários. O livro mostra um retrato (real?) da República Tcheka nos anos que se seguiram a invasão russa que a incorporou à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. As perseguições dos intelectuais, as humilhações que a população tcheka sofreu e os questionamentos existenciais de Kundera são o prêmio que recebemos com esta fluente leitura. A mim parece mais um documento indicativo que o comunismo não é o oposto do capitalismo. A vigilância denunciada aqui se parece com a caricatura desenhada em 1984. Assim como em Titanic e Dr. Jivago, o romance de quatro personagens serve de fundo para o anúncio que o autor faz sobre seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem ajudará a melhorar este sítio e nosso desempenho profissional.
Grata por comentar!