domingo, 18 de julho de 2010

Fortalecimento de Ego

Somos dominados por nossos próprios pensamentos. Nossas crenças nos limitam as ações. Se acreditarmos que não podemos voar, ficamos junto a terra. Santos Dumont acreditou que poderia voar e inventou o avião. Mas as imposições de outras pessoas não têm o mesmo efeito. Nelson Mandela nunca acreditou na superioridade da “raça” ariana. Sofreu por isso e mostrou a todo o mundo como os homens são equivalentes independentes das cores de sua pele. É claro que esses exemplo são de pessoas distintas, indivíduos fortes, admiráveis. Digo, então, que isto é o que os difere de nós. A fortaleza de sua personalidade faz com que os demais da espécie pensem como eles e não o contrário, forçando uma reestruturação de crenças.

Trabalho o bulling seguindo esta teoria. Devemos fortalecer as personalidades das quais cuidamos para que elas próprias possam apossar-se de si mesmas e não submeter-se a ideias destruidoras advindas de outros.

Quando um/a aluno/a me procura solicitando auxílio porque outro/a aluno/a xingou sua mãe, está claro para mim que quem precisa de intervenção urgente é ele/a. Questiono diretamente se a sua mãe é o que o/a colega lhe falou. Logicamente a criança responde negativamente. Apresento assim a sua contradição, já que sua mãe não é tal, qual a origem de sua preocupação? Esvaziada a angústia, passo a tratar o/a ofensor/a. Coloco-o/a na situação do/a colega ofendido/a. Além disso, questiono qual o efeito das ações da mãe do outro sobre suas vidas. A ofensa perde o sentido, são exigidas desculpas apropriadamente e questiona-se se são aceitas. A amizade é restabelecida ou não e, quando cabível, as punições são estabelecidas perante os dois ou quantos sejam.

Pode ocorrer a repetição/continuação da ofensa, mas a partir desta intervenção o/a ofendido/a terá opção de não se sentir assim.

Creio que esta é uma das principais ferramentas de trabalho da Psicologia: o fortalecimento do ego que possibilita primordialmente a autonomia do sujeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem ajudará a melhorar este sítio e nosso desempenho profissional.
Grata por comentar!