sábado, 4 de junho de 2011

Valorização da profissão

Fui convocada pelo Conselho Regional de Psicologia, 1ª região a palestrar sobre Psicologia Escolar. Me senti muito honrada e aceitei de pronto. O tema da apresentação era "atribuições do psicólogo escolar". O público alvo era alunos de graduação em psicologia e diretores de escolas particulares. O objetivo era sensibilizar a platéia para a importância do profissional psicólogo nas escolas.

Quatro pessoas falaram antes de mim. Entre elas uma colega acadêmica expôs um resumo do estado da arte da psicologia escolar no Brasil. Em geral, quando tantas pessoas falam sobre um determinado assunto, sobra pouco para a última falar. A derradeira palestrante passa toda a sua fala resgatando o assunto que já foi tocado.

Neste caso foi totalmente diferente. Eu era a única psicóloga escolar da mesa. Somente eu tinha experiência na área e era a mais aguardada. Infelizmente metade da platéia já tinha saído. Pois perderam. O cansaço das pessoas simplesmente desapareceu quando comecei a falar. Apresentando, através de exemplos reais, as vissicitudes e dificuldades da nossa área. Mas, principalmente, o prazer de salvar vidas incipientes e alertar os pais de suas ações negativas auxiliando-os a contribuir com o desenvolvimento efetivo dos pequenos e de si mesmos.

A informação mais importante para estudantes de psicologia é a de que nesta área nós atingimos o maior número de pessoas. Isto porque TODAS as crianças estão obrigatoriamente na escola. Com isto chegamos a todas as famílias que têm criança e podemos efetivamente influenciar a população em direção à saúde. Poucos lares estarão fora deste alcance.

Além disso, também atuamos com todo o ciclo de vida humano. Eu atendo crianças a partir de três anos até os quatorze. Mas, quem frequenta este blog já leu que atendo de fetos até avós de oitenta anos. E agimos mais sobre os adultos do que sobre as crianças.

Enfim, quem ficou até o final solicitou que na próxima oportunidade a psicóloga escolar se apresente no início dos trabalhos. Sim e eu já tinha sido convidada a falar novamente e aproveitei para pedir mais tempo. Me senti muito valorizada e expresso que esta valorização é da profissão que represento. Por isto esta postagem.

Agradeço ao CRP pela oportunidade de contribuir com minha tão amada profissão. Informo que haverá nova mesa redonda com este mesmo tema no dia 28/06/2011, às 14 horas, no IESB da Asa Sul. Todas e todos são convidados!