terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Livros lidos em 2010

Os textos aqui expostos muitas vezes não possuem citações ou referências. Eles sofrem a influência de livros que leio. Esta é a razão de apresentar a lista destes livros aqui com uma breve resenha correspondente.

Quem tiver a curiosidade de verificar esta lista perceberá que os títulos não correspondem apenas a textos da ciência psicológica. Outros livros que tenho curiosidade de ler ou que me são indicados por colegas também estão aqui. Além disso, há livros de religião e romances que também influenciam nosso pensamento.

Clarice, - Benjamin Moser
Biografia de Clarice Lispector.
Moser trabalha a tese de que a obra de Clarice é auto-biográfica, ou seja, seus livros, contos e crônicas versam sobre ela mesma, seu estado de espírito e seu crescimento pessoal.
Além de detalhes da vida desta autora fascinante contextualizada com os fatos político-sociais dentre os quais ocorreram, cada livro seu é interpretado por Moser conforme a situação de vida que Clarice enfrentava.

A magia da Pixar – David A. Price
Algo como a biografia da empresa Pixar de desenhos animados por computador.
Os primórdios da invenção da Pixar a partir do desejo de fazer longa-metragem de animação sem talento para desenhar.
A importância de Steven Jobs e John Lasseter na realização do sonho e seus esforços para que filmes como Toy Story I e II, Os incríveis e Ratatuille se tornassem realidade.

O menino do pijama listrado – John Boyne
Mais uma história sobre o holocausto judeu.
Sutilmente, Boyne mostra a crueldade de indivíduos que liquidam seus iguais em espécie sem fortes ideologias.
Com a visão de um menino de 9 anos, apresenta o cotidiano de uma família que contempla passivamente a destruição de centenas sem questionamentos.

Condessa de Barral: a paixão do imperador – Mary del Priore
Biografia de Luísa Margarida Portugal e Barros, Condessa de Barral e de Pedra Branca.
Luísa foi filha do Conde de Pedra Branca, diplomata brasileiro no período colonial. Foi também preceptora das princesas Isabel e Leopondina.
O livro retrata a luta pela independência na Bahia e suas diversas revoltas. Ilustra também os diferentes tratamentos aos escravos conforme diferentes senhores de engenho, a vida na corte francesa e brasileira e a influência do romantismo no comportamento das pessoas do Brasil imperial.
A Condessa de Barral foi amante de D. Pedro II e influenciou fortemente o destino de nossa nação.

A convidada - Simone de Beauvoir
Romance intimista que mostra o desenvolvimento de uma mulher de trinta anos através de seus relacionamentos e dos sofrimentos causados por eles e pelo próprio processo de crescimento.
Angústias geradas por decisões, desejos que se chocam com planos alheios, rupturas de regras sociais, filosofia e intelectualidade são constantes durante toda a narrativa desenrolada durante o período anterior a segunda guerra mundial.

1984 - George Orwell
Romance distópico que narra uma sociedade gerida por estado extremamente opressor, sem qualquer liberdade individual. Orwell cria uma sociedade pós-revolução socialista na qual até o pensamento é monitorado e o poder tem por objetivo o próprio poder e sua fonte é o controle do indivíduo.
Intenso e inquietante, esta obra tem sido estudada por cientistas sociais. É considerada um alerta para a manutenção da liberdade pessoal contra o massacre do estado em nome do bem coletivo.

Liberação - Salvador Gentile
Romance espírita que descreve as formas de obsessão e desobsessão, suas origens, relações, efeitos, formas de ação, como os espíritos incluenciam as atividades dos encarnados.

Mentiras no divã - Irvin D. Yalom
Romance que descreve relações entre psicanalistas e seus clientes, entre estes e entre os profissionais e seus amigos e conjuges. Yalom explora vários conceitos fundamentais em psicoterapia e, a usando as relações de seus personagens, nos faz questionar dogmas da psicanálise e das psicoterapias.
Fascinante leitura para psicólogos/as e leigos. Yalom é psicanalista e escreve usando sua experiência profissional de forma extremamente criativa e instigante. É principalmente uma grande propaganda dos benefícios que a submissão à psicanálise pode nos proporcionar.

Instrumento de Vigilância Precoce do Autismo: Manual e Vídeo - Carolina Lampreia e Mariana M. R. Lima
Teste de identificação precoce de autismo direcionado para profissionais de saúde e de educação a ser aplicado em bebês de até 24 meses.
Resultado de quatro anos de pesquisa coordenada pela Professora do Departamento de Psicologia da PUC-RIO, Carolina Lampreia sobre formas de identificação de autismo. A detecção desta forma diferenciada de desenvolvimento humano é fundamental para um tratamento mais eficaz. O instrumento conta com 34 páginas e um DVD explicativo. Vendas: vendas@loyola.com.br

Um "fluido vital" chamado ectoplasma: uma nova proposta de cura - Matthieu Tubino
Obra que disserta sobre os efeitos do excesso de ectoplasma e como eliminá-lo. Mostra a busca das pessoas aos especialistas em doenças e a falha da medicina no alívio de sintomas.

Eclesiastes
Livro componente da Bíblia. Trata da efemeridade da vida e da grande importância que damos a elementos fúteis.
"O que foi, isso é o que há de ser, e o que se fez, isso se tornará a fazer; de modo que nada há novo debaixo do sol."
"Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do sol."
"Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em ciência, aumenta em trabalho."
"Melhor uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito."
"Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito, mas a fortuna do rico não o deixa dormir."

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu - Oliver Sacks, com tradução de Laura Teixeira Motta
Sacks se auto-intitula um neurologista romancista. A descrição dos casos expostos se dá de forma acessível, mostrando aberrações a que podem ser submetidos homens e mulheres. Com fundamentação teórica, ma não citações científicas, o autor permite que leigos (como eu) desfrutem do mundo desconhecido da neurologia com pouquíssimos termos técnicos e com a doçura e um escritor e médico sensível às dores humanas.
Sacks é autor do livro que embasou o filme "Tempo de Despertar" que é amplamente conhecido entre nós, brasileiros/as.

Transtornos mentais: uma leitura espírita - Suely Caldas Schubert
Os transtornos mentais mais comuns são apresentados conforme a psicologia geral, a psicologia profunda e a psiquiatria e, posteriormente, analisados conforme a interpretação espítita com exposição de casos. As práticas de cura e o ambiente de preparação para as sessões de cura também são expostos e discutidos.

Mulheres do Evangelho e outros personagens transformados pelo encontro com Jesus - Robson Pinheiro pelo espírito Estevão
Detalhamento da vida de alguns personagens que tiveram contato com Jesus na antiguidade e as transformações pelas quais passaram após o encontro.

Autismo e psicanálise: o lugar possível do analista na direção do tratamento - Flávia Chiapetta de Azevedo
Flávia escreve de forma brilhante, clara, concisa, retomando a intervalos o significado de sua argumentação e, assim, facilitando a apreensão desta difícil tarefa que é compreender o tecido elaborado com fios psicanalíticos.
Este livro é uma visão explicativa do desvio de desenvolvimento chamado autismo. A autora expõe três principais teóricos psicanalíticos que se dedicaram ao tema apresentando seus equívocos.
Apresenta, então, a teorização lacaniana com a retomada do inconsciente freudiano utilizando, como referência, os três "A" de Bleuler: o pequeno "a", o grande "A" e o objeto "a".
Passa a discorrer sobre o lugar possível do analista no trabalho com um ser que ainda não se constitui como sujeito e que, portanto, não demanda. Esta última vem do próprio analista que, ao se colocar na posição de objeto "a", provoca a possibilidade de posicionamento da criança como sujeito, o pequeno outro "a", de forma a reduzir a ameaça que representa o grande "A".
Nesta obra, apesar de não expressar objetivamente, Chiapetta considera que o autismo tem estrutura psicótica. Consideramos dessa forma porque a autora usa a análise de casos de adultos psicóticos e o estudo da linguagem desses para avançar na compreensão do autismo.
Leitura para iniciados em psicanálise e para psicólogos despidos de preconceitos quanto a esta teoria.

Tambores de Angola – Robson Pinheiro pelo espírito Ângelo Inácio
Romance espírita que esclarece o trabalho realizado por tendas de umbanda e desmistifica os equívocos entre a umbanda e a quiumbanda ou os terreiros de candomblé. Os termos corretos também são corrigidos nesta obra, como se vê acima, onde se usa quiumbanda no lugar de quimbanda, designação errônea, segundo Robson Pinheiro. As diferenças entre a doutrina espírita e seu desenvolvimento astral também é exposto comparativamente à umbanda.

Fábulas de Esopo para executivos – Recontadas por Alexandre Rangel
Cem fábulas de Esopo são contadas por Rangel e interpretadas, brevemente, com a moral da história direcionada ao trabalho em corporações. Ideal para serem usadas para desenvolvimento de recursos humanos. Por ser de rápida leitura, não há garantia de sua total apreensão, já que contém muita informação para ser incorporada.

O poder do Agora - Eckhart Tolle
Através de perguntas e respostas, Tolle apresenta exercícios de meditação capazes de superar conflitos, sofrimentos e dores comuns da vida moderna.